segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os benefícios da Argila Branca

*Este é um trecho do post sobre as propriedades das argilas, retirado do excelente blog Óleos Essencias. O link para o post completo, vocë encontra abaixo.

A Geoterapia é um tipo de tratamento natural, terapêutico ou estético, que usa elementos da natureza para a saúde e bem-estar. Entre estes elementos está a Argila, que é composta por partículas extremamente pequenas, chamadas oligoelementos. As argilas apresentam diferentes cores e isto se deve à variação dos seus compostos minerais.Saiba um pouco mais sobre a argila branca:

Rica em silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele) e alumínio e diversos oligoelementos. É a mais leve de todas as argilas.
Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização.
Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas.
Possui propriedades cicatrizantes devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e delicadas, em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos.
Reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente, remineralizante e efeito anti-séptico, cicatrizante e revitalizador.
Utilizada para o tratamento de varizes, artrite, reumatismo, contusões, feridas, luxações, câncer, trombose, tuberculose, osteoporose, cistite, LER (lesão por esforço repetitivo), cisto uterino, estresse, úlceras, micoses, diarréias, tumores, bursite, clareador de manchas senis, micro esfoliador da pele, combate cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão.
Fonte:http://oleosessenciaisnaturais.blogspot.com/search/label/%C3%93leo%20Essencial


56 comentários:

  1. Eu sempre usei argila, mas nos últimos meses parei por descuido mesmo...a correria do dia-a-dia, trabalho, faculdade etc, e nos últimos meses apareceu uma alergia na minha pele, e não dermatologista que desse jeito. Procurei ajuda na internet: comecei a tomar suco de pepino todo dia (o que melhorou bastante), mas só obtive melhora significativa com a argila branca, já no segundo dia eu vi a melhora, é como se ela "secasse" as inflamações, quase mágica...

    ResponderExcluir
  2. olá, bruna! só hoje vi seu comentário...
    de fato, a argila branca tem ação secativa e combina muito bem com óleos essenciais.
    para assaduras de bebê, por exemplo, pode-se utilizar uma pasta feita com argila branca, água e algumas gotinhas de OE de tea tree misturado ao óleo de amêndoas. prático, baratinho e muito eficiente!

    ResponderExcluir
  3. Olá,vc indica algum óleo para misturar na argila para acelerar o clareamento de manchas facial?

    ResponderExcluir
  4. olá, anônimo!

    para uma indicaçao precisa, é necessário observar seu tipo de pele e em que estado se apresentam as manchas. Em geral, os óleos de palma rosa e lavanda ajudam bastante no clareamento de manchas. O chá de cavalinha, utilizado como tônico, também ajuda bastante. Mas é imprescindível se proteger do sol com um bom protetor solar facial e manter a pele limpa e bem hidratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique como usar a cavalinha com a argila branca?

      Excluir
    2. Edson, grata por comentar!

      Voce pode utilizar o chá de cavalinha como tonico facial, aplicando num algodão e passando sobre a pele limpa. Ou pode utilizar o chá ou tintura de cavalinha mesclada a argila. Das duas maneiras, o efeito é muito bom.
      Boa sorte e grande abraço.

      Excluir
    3. Fiz por muito tempo uma máscara de argila com mel e aplicada duas vezes por semana no rosto, a pele ficava parecendo um veludo. Muito bom ver esse post, pois até já tinha esquecido dos benefícios. Com certeza voltarei a usar.

      Excluir
    4. que ótimo, Letícia!!! A Argila branca realmente é muito eficaz. Vc pode agregar a essa máscara umas gotinhas de tintuta de própolis. Fica muito boM!

      Excluir
  5. Boa matéria. Estava lendo um post no blog de um naturoterapeuta e tem uma matáeria que fala sobre vcariados tipos de argila e suas indicações, além de vários outros assuntos. O blog é riquissimo www.didaticadaciencia.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Anônimo!

    Agradeço a indicação. Realmente, um excelente blog. Nesta matéria, indico o endereço do blog Óleos Essencias, fonte das informações.

    ResponderExcluir
  7. Moro no interior do Estado de São Paulo e gostaria de saber aonde posso encontrar argila branca.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog.Moro no interior do Estado de São Paulo e gostaria de saber aonde posso comprar argila branca.

    ResponderExcluir
  9. oi, Ana Maria! Recomendo a loja virtual da Cativa Natureza (paraná), uma empresa muito comprometida com a qualidade dos produtos. http://www.lojacativa.com.br/argila-cosmetica.html Grande abraco

    ResponderExcluir
  10. outro dia um farmaceutico me disse qua a argila branca tem que na verdade ser bege, se ela for totalmente branca é sinal que é cal pura, estou acostumada a usar argila branca a anos e agora aparece essa da marca vita vita que é denominada branca mas é bege, então me esclarece essa dúvida ok?

    ResponderExcluir
  11. outro dia um farmaceutico me disse qua a argila branca tem que na verdade ser bege, se ela for totalmente branca é sinal que é cal pura, estou acostumada a usar argila branca a anos e agora aparece essa da marca vita vita que é denominada branca mas é bege, então me esclarece essa dúvida ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oI, lAIS! De fato, a argila branca nao é totalmente branca, mas sim bege bem clarinha... a informacao está correta!

      Excluir
  12. oi,tenho 14 anos, e me chamo vanessa, eu gostaria de saber qual é o tipo de argila mais indicado para cravos e espinhas, tenho usado ultimamente a argila branca, e gostaria de saber também, se a argila branca além de remover impede,com que saiam cravos e espinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verde é otima para cravos e espinhas, pois elimina tambem a oleosidade

      Excluir
    2. Oi, Vanessa!

      Voce pode utilizar a argila verde hidratada com água, algumas gotinhas de própolis e óleo essencial de tea tree. Experimente utilizar 2x por semana até perceber a melhora. depois espace para 1 x semana, a cada 10 dias, e assim por diante...

      Excluir
  13. TENHO HERNIA DE DISCO, MEU JOELHO TEM UM EDEMA E TENHO VARIZES COMO FAÇO PARA USAR A ARGILA BRANCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fazer um cataplasma de pelo menos 2cm com tintura de arnica. Espere a argila secar completamente e remova com água morna. Pode também tomar tintura de sucupira e garra do diabo.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nicole, adorei seu blog, qual o tipo de argila é melhor para varizes e como faço a aplicação?

    ResponderExcluir
  16. Oi Nicole, adorei seu blog, qual o tipo de argila é melhor para varizes e como faço a aplicação?

    ResponderExcluir
  17. Olá! Parabéns pelo blog! O que você acha de usar cha de hortelã no lugar da água filtrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anonimo! O hortela é ótimo para combater o excesso de oleosidade. Tambem ajuda a controlar o excesso de producao de pelos... Assim, mulheres com pele oleosa e pelos indesejaveis podem se beneficiar bastante da argila hidratada com chá ou óleo essencial de hortela.

      Excluir
  18. parabens,aqui em salto de pirapora tem argila branca gimbafarrapo@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. parabens,aqui em salto de pirapora tem argila branca gimbafarrapo@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei o que li aqui sobre argila branca!
    Um abraço, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Hania! Espero que possa se beneficiar da argila branca.

      Excluir
  21. GOSTARIA DE SABER SE APOS FAZER DEPILAÇAO A CERA NA VIRILHA POSSO USAR A ARGILA BRANCA,PARA AMENIZAR A VERMELHIDAO?SE PODE COM QUE POSSO JUNTAR PARA PODER USAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anonimo! A argila branca pode ser utilizada após a depilacao, sim. Hidrate-a com chá de calendula e algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Depois nos conte o resultado! Grata pela visita!

      Excluir
  22. Oi tenho descontrole hormonal desenvolvo cisto na regiao do queixo e pescoco ja usei todo o tratamento possivel e nada. O unico jeito era tomar anticocepcional mas nunca me fez bem. Enfim usei argila verde duad vezes ao dia e depois passaba babosa e bummm o cisto sumiu mais ficou umad manchas agora vou passa argila branca p clarear as manchas sera q resolve o que misturo p potencializa a argila e quantas vezes p semana?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,
    Com o que misturo a argila branca a fim de potencializar o efeito clareador?
    Obg

    ResponderExcluir
  24. Boa noite faz mal usar argila branca todos dias? agradeço resposta e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz essa pergunta ao meu dermatologista, e ele disse que não é recomendado, o correto é no máximo duas vezes por semana se sua pele for oleosa, e no restante 1 vez na semana já está ótimo...

      Excluir
  25. bom dia, por favor tenho muito problema de figado/má digestão/certa vez me falaram para fazer um trtamento com argila para desintoxicar,consequetemente reduziria a quantidade de gordura/reduzindo inclusive o abdomem.seg esta pessoa é também usada para desintoxicar pessoas viciadas em drogas.o método é o mesmo. por favor se isso procede poderia me inf qual tipo de argila e como faço para me beneficiar desse metodo.Ivone

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, adorei a postagem (: Eu consegui queimar meu buço com cera quente, está inchado, doendo, estava vermelho e agora está marrom, passei argila branca e já vi uma certa diferença, mais a minha pergunta é : Posso usar todo dia ? Porque do jeito que ficou, vai demorar um pouco pra sair essa mancha no meu rosto ! Mayra.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber qual a argila uso para aplicar sobre o pâncreas,fiquei sabendo que a argila tem um poder milagroso de curas.

      Excluir
  28. Nicole lhi em algum lugar que a argila branca misturada com água oxigênada ajuda no clareamento de axilas ou virilhas e até mesmo de algumas manchas no rosto. Vc sabe me dizer se isso é verdade? se for como usa-la.
    PS: gostei de seu artigo, muito bom.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, tenho manchas de melasma no rosto todo. Como devo usar a argila branca para clarear as manchas? Para fazer uma mascara, qual quantidade de argila devo colocar e com que eu misturo para potencializar a argila? Como faço a aplicação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Olá .tenho câncer de mama posso fazer uma massa de argila branca para passar no ceio?

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho dermatite atópica, e por esse motivo apareceu manchas na pele e machucadinhos, posso estar passando a argila branca, ou se passar pode piorar a minha alergia ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Para clareamento das axilas e virilhas,a essencia de TEA TREE + argila branca,tem um bom resultado? Quantas gostas de TEA TREE é indicado ? Agradecida.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!!
    Gostaria de saber o modo de usar a argila para tratamento de artrite, reumatismo e cisto no útero.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite meu nome e Adalberto estou a beber a argila branca, questão de idade, bulsite no ombro e para limpar o organismo estou certo?? o quanto tenho que tomar diariamente para não fazer mal, 1 colher ou um copo???obrigado....

    ResponderExcluir
  36. Nicole, minha mãe tem problemas sérios de pele, cria aquelas casquinhas que precisa ser queimada com ácido, e a pele dela é muito sensível, a argila branca seria recomendada? ela pode usar sem perigo? tem alguma contra-indicação? Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Adorei o Poste... gostaria de poder ler as repostas mais recentes. Pode ser?

    ResponderExcluir
  38. Qual argila melhor para tratamento de Espinhas ? Branca ou Verde ?

    ResponderExcluir

O blog se alimenta de comentários! Deixe o seu, eu agradeço!

Biografia

2008 - Conclui a faculdade de Naturoterapia - Enfase em Terapias Orientais; aperfeiçoamentos em Auriculoterapia e Acupuntura Abdominal (UNIBEM-PR) e o Programa Internacional de Educação de Florais de Bach (Instituto Dr Edward Bach). Neste mesmo ano, pude desenvolver as habilidades em Fitoterapia trabalhando na Chá & Arte Ervanário, além projetos paralelos de Massoterapia e Florais.

2009 - Animei oficinas de Shantala e Reflexologia no Espaço Aoba (Curitiba/PR), onde estive até o encerramento das atividades. Fundei a marca e a loja virtual Aho Ervas.

2010 - Participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática”, com o obstetra francês Michel Odent e do Encontro "Toda gravidez é sinal de saúde" com a parteira holandesa Mary Zwart. Neste ano, trouxe ao mundo meu 2o filho, num lindo e transformador parto domiciliar.

2011 - Em passagem por Buenos Aires, tornei-me mestra em Magnified Healing. De volta a Curitiba, participei da 1a turma de Formação Profissional em Parto Ativo com Janet Balaskas no Brasil, um privilégio e grande honra, visto que Janet é precursora do Parto Ativo, autora do livro homônimo e fundadora do Active Birth. Iniciei meus estudos em Aromatologia Aplicada a Saude com Fabian Laszlo. Retornando a Buenos Aires, conheci Alimentação Viva, participando de oficinas com a mestra internacional Gae Arlia.

2012 - mudei-me para Natal/RN e passei a cordenar a Casa Aho, onde em parceria com a Rede de Apoio a Maternidade Ativa (RAMA), começamos os encontros de gestantes; conclui a Capacitação em Atenção ao Parto Domiciliar (Recife-PE), curso pioneiro no Brasil.

2013 - Conclui a Formação em Constelação Familiar com Efu Nyaki; fui convidada a compor o Corpo Docente da Capacitação em Parteria Urbana.

2014 - Tornei-me parte do corpo docente da Capacitação em Parteria Urbana (Cefapp/PE) e da Formação de Doulas Comunitarias (Natal/RN).

Entre em contato pelo email nicnunes@gmail.com e conheça meu trabalho.